3 incríveis ferramentas de planejamento tributário online

Você precisa de Planejamento tributário? 3 ferramentas de Planejamento Tributário online que vão te ajudar muito!

 

Que tal descobrir 3 ferramentas de planejamento tributário online? Uma boa prática de gestão que deve ser adotada pelas empresas é a avaliação anual do melhor regime tributário aplicável. Em função do complexo sistema tributário brasileiro, nem sempre o que parece mais vantajoso realmente é. Nesse cenário, ferramentas de Planejamento Tributário online é uma ótima alternativa.

Fatores como representatividade percentual de folha de pagamento sobre o faturamento, número de sócios e margem de lucro interferem sensivelmente no resultado final.

O cenário ideal é que o profissional contábil responsável faça essa avaliação ao final de cada ano. Isso não ocorre devido a fatores como o preparo do profissional, nível de formalidade da empresa e, em alguns casos, o pacote de serviços contratados pelas empresas não contemplar tal análise.

Mudanças em 2015

Aprovada em 2014, a Lei Complementar 128/2014 alterou a Lei Geral (LC 123/2006) e com isso autorizou para diversas novas atividades econômicas a permissão de opção pelo Simples Nacional.

As atividades intelectuais, a exemplo de médicos, representantes comerciais e arquitetos que atuam como pessoa jurídica passaram a ter permissão para optar pelo regime.

3 Feerramentas de Planejamento Tributário

Como eu faço para utilizar as 3 ferramentas de Planejamento Tributário?

A avaliação de melhor regime tributário é uma atividade altamente qualificada e que exige um grande conhecimento técnico na área tributária.

Agora é a hora de entregar o “pulo do gato”, como diz o ditado, uma dica de muito valor para você. Com essa dica você vai conseguir fazê-la de forma simplificada.

O objetivo é ter indícios de que você precisa reavaliar o seu regime tributário, e aí sim procurar um especialista, seja o seu atual contador ou outro profissional.

Conheça os simuladores

Eis aqui as ferramentas de Planejamento Tributário online:

Empresômetro MPE: é uma ferramenta de simulação tributária voltada para empresas prestadores de serviços. Foi desenvolvida pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação) para a CNC (Confederação Nacional do Comércio).

Programa Relaciona: é uma ferramenta de simulação tributária voltada para prestadores de serviços desenvolvida pela FECOMERCIO-SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).

Calculadora Simples Nacional X Lucro Presumido: é uma ferramenta de simulação tributária desenvolvida pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) em parceria com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio da Micro e Pequena Empresa).

Foram feitos artigos completos sobre cada uma das 3 ferramentas de Planejamento Tributário online para complementar os seus estudos e te ajudar a fazer a simulação:

 

  1. Empresômetro MPE: http://empresometro.cnc.org.br/Simulador
  2. Programa Relaciona: http://www.programarelaciona.com.br/planejamento-tributario.php
  3. Calculadora Simples Nacional X Lucro Presumido: http://www.fgv.br/fgvtec/_app/index.aspx

Quando é possível fazer a mudança? Tem prazo?

Simples Nacional

O pedido de opção pelo Simples Nacional pode ser agendado geralmente a partir do mês de novembro do ano anterior ao que se pretende a inclusão. Essa opção fica disponível até o último dia útil de janeiro do ano da inclusão.

É importante destacar que empresas com dívidas com o fisco podem ter o seu pedido de inclusão no regime negado.

Para ver as demais regras, veja o artigo que traz um teste que lhe dirá se você pode ou não fazer a opção: Teste rápido do Simples Nacional

Lucro Presumido

Há duas formas de efetuar a opção de regime tributário do Lucro Presumido:

1.      A primeira forma é com a entrega da obrigação acessória DCTF, que tem o seu prazo de envio máximo até o 15º dia útil de março do ano da opção.

2.      A segunda possibilidade é com o pagamento dos tributos sobre o faturamento e/ou o lucro. O código utilizado na guia de recolhimento (DARF) define a opção.

Mudança do regime durante o ano

Após a formalização da opção em um dos regimes tributários, Simples Nacional ou Lucro Presumido, que tratamos aqui, ou mesmo o Lucro Real, essa escolha não pode ser mais alterada durante todo o ano-calendário.

Como você já imaginava… o caminho não é fácil. Agora, com as ferramentas que indicamos e as novas informações que você tem, terá a oportunidade de avaliar essa oportunidade.

Nossa torcida para que essa oportunidade lhe gere bons frutos!

Artigo publicado também no Linkedin Pulse.

Veja mais artigos especiais sobre o tema Impostos em nossa seção especial onde reunimos todos os conteúdos relacionados.

Gostou desse artigo? Curte, comenta e compartilha! Assim terei ainda mais combustível para gerar conteúdo de valor para você 😉

[Forma ActiveCampaign = 1]